sexta-feira, 20 de maio de 2011

VIVER A VIDA - ALUÍZIO JÚNIOR

Amaro,

Parabéns belo livro!  

Em resposta ao convite final de Composições do Caminho segue:

Viver a Vida por Aluízio Júnior



VIVER A VIDA


Quando penso em viver a vida penso em ser feliz ao extremo, busco viver intensamente cada minuto como se fosse o ultimo, quero aproveitar as oportunidades e usar as dificuldades para aprender a crescer e crescer amando a tudo e a todos.
Tarefa difícil, mas não impossível, pois a estrada apesar de obter seus obstáculos, nos dar a oportunidade de escolher sermos felizes ou infelizes, é uma escolha e como todas as escolhas são compostas de inúmeras duvidas e medos que se não forem trabalhados e levados em consideração nos congelam, nos fazendo aceitar o comodismo, a zona de conforto o equilíbrio e o que nos é imposto pela sociedade.
Penso que podemos sempre abrir novas portas, evidentemente precisamos fechar as anteriores com respeito e carinho, vivemos etapas, fases e momentos inesquecíveis com a família, esposa, filhos e amigos.
Todavia, não viver é contra todos os meus princípios, quero que meus filhos e amigos lembrem-se: que é preciso saber viver, escolher, sonhar, amar, respeitar, buscar e acreditar que podemos e precisamos ser otimistas para enfrentar, digo usufruir o que ela a vida tem de melhor; não podemos nos contentar com o pouco, com o pequeno, com o desastre, com o pecado, com o medo, com o sofrimento, com o desrespeito, com a mentira, com o desonesto, com o ruim.
Precisamos nos entusiasmar com a vida que é bela, divina, única e curta; sim, curta e muitos são os que passam anos planejando que amanhã farei isso, que amanhã farei aquilo; acordem para vida hoje, pois o ontem já foi e o amanhã pode não vir.
Como todo mundo erro e acerto, mas nunca deixo para amanhã o que posso fazer hoje, isso me da à sensação que a qualquer momento posso ir repousar a destra de Deus, pois certamente, busquei viver o hoje amando e acrescentando um pouco de mim a outros; e isso satisfaz meu corpo e minha alma.
Às vezes penso que sou louco por ser como sou, e quem me conhece sabe muito bem do que estou falando, não sou fácil de ser compreendido. Tive várias experiências de vida, que me fizeram ser assim tão apaixonado pelo novo, principalmente pelos novos desafios; gosto de sentir a sensação do difícil, do impossível, do inacreditável, do intocável, e do temível; acredito que podemos ser o que quisermos ser; um advogado, um médico, o presidente, um pescador ou simplesmente um sonhador. Independentemente de sua vocação queira e busque ser feliz.
Gostaria de ser mais decifrável, gostaria de ser menos imprevisível, gostaria acreditem de ser menos impossível, mas sou o que sou; sou inquieto, sou amável, carente de novas experiências, de novos planos e novos desafios, mas sou feliz exatamente assim, o que posso fazer; apenas busco acrescentar nas pessoas e em suas vidas o que tenho de melhor o amor; não importar se tive um minuto, horas ou até mesmo anos o que me importa é fazer com que se sintam melhores do que no momento em que as conheci.
A vida é composta de ciclos e estes ciclos são fundamentais, pois de tempos em tempos precisamos reavaliar nossos comportamentos e atitudes; precisamos nos adequar e nos modificar ao ambiente, precisamos amar e amar, precisamos querer e temos que acompanhar as mudanças que são as únicas coisas que são constantes em nossas vidas. Se não fizer isso corre sério risco de ficar no passado chorando o que poderia ter feito, ter aprendido, ter conhecido ter amando e ter vivido.
Posso ser condenado por muitos, mas nunca posso ser condenado por mim; assumo os riscos e as conseqüências de meus atos, desejos e vontades, pois são com eles que aprendo a viver e viver e vivendo assim aprendendo continuamente.
Acredito que meus filhos e minha família, mesmo não compreendendo hoje amanhã podem ter orgulho de mim, pelo que sou, faço e quero fazer por mim e por eles.
Para finalizar, nunca quis usar pessoas, apenas busquei entender pessoas e na medida do possível amá-las, gostaria de ser compreendido por ser assim tão diferente.
Aluízio Júnior
Pessoa, pai, filho, companheiro e amigo de hoje amanhã e sempre.



Nenhum comentário: